Alfinete nos olhos! Observar pra quê?

Alfinete nos olhos! Observar pra quê?
A intuição me parece mais lúcida que o raciocínio parco dessa gente Reality... Para outros, é necessário criticizar e aqui é o lugar!

Blog do Abuh

Destinado a refletir, a liberar os sentimentos críticos, falar sobre a vida e intercambiar pensamentos. Jardim repleto de flores e frutos, comestíveis e outros, indigeríveis. Depende do seu gosto, ou desgosto!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Reinvenção das Tradições a Olho Nu.


“Paz, carnaval, futebol, não mata, não engorda e não faz mal”. Tradições da cultura brasileira, inventadas a partir de miscigenações lusitanas, indígenas, africanas e com outras pitadas europeizadas, parecem não suportar a modernidade. O que seria tradicional, ou seja, na visão de alguns, antigo, torna-se quando falamos de gerações, invenção do passado.

Alguns traços parecem inabaláveis, o tempo não tira, não arreda um milímetro uma manifestação ou uma tradição popular do lugar. Mas há quem se surpreenda! Aqui esse ano no Carnaval baiano o Rei Momo será magro! Vixe! Aquele que detém a chave da festa e comanda a quantidade de confetes e serpentinas e que possui sorriso largo, pique pra pular apesar da pança e ainda, fôlego pra agüentar todos os dias da festa? Sim, esse ai mesmo!

Sempre, sempre, sempre... Este foi gordo! Poderia até amenizar hipocritamente e dizer gordinho, mas não, gordo mesmo! Mais de 120 kg de alegria desfilavam pelas ruas e avenidas, com sua coroa, cetro e capa de Rei, sua majestade obesa era aos nossos olhos, imutável. Nesse ano, poucos se inscreveram e os “astutos” organizadores decidiram convidar uma personalidade totalmente local para ocupar o posto, sem passar por concurso algum, à revelia do gosto dos jurados e do povo. Este, em sua infinita magreza adorou a idéia, talvez, umas das poucas chances de aparecer.

Por favor... Ala-la-ô! Ele poderia receber o convite de bom grado até, mas aceitar, achei severamente perigoso. Poderia ele optar elegantemente por concorrer com os outros, submeter-se ao gosto popular, mas não foi isso que ocorreu. A monarquia nunca foi tão absolutista! A questão é, que essa tradição mudou aos nossos estupefatos olhos. Inovar é maravilhoso, mas democracia pra isso é fundamental. E quando se trata de uma tradição popular isso é ainda mais importante. Só quero ver se ele vai suportar o reinado momesco... A seguir, cenas dos próximos momentos, que carnaval é essa folia baiana! Ah, e vê se tira esse olho gordo de cima do pobre Rei! Onde já se viu!?

Nenhum comentário:

Powered By Blogger