Alfinete nos olhos! Observar pra quê?

Alfinete nos olhos! Observar pra quê?
A intuição me parece mais lúcida que o raciocínio parco dessa gente Reality... Para outros, é necessário criticizar e aqui é o lugar!

Blog do Abuh

Destinado a refletir, a liberar os sentimentos críticos, falar sobre a vida e intercambiar pensamentos. Jardim repleto de flores e frutos, comestíveis e outros, indigeríveis. Depende do seu gosto, ou desgosto!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Ser negro, preto, retinto e azeviche. Quem quiser que corra!!!


Em um país cada vem menos colorido ainda percebe-se no ar e nas palavras o dito preconceito de raça. E por mais que se negue (sobretudo os brancos de alma) e que não se sinta (nesse caso os “brancos” de pele) a verdade é que cada dia mais se percebe que ser preto no país verde-amarelo é padecer, e muito!

Outrora, via perplexo uma senhora de tez amarronzada (entenda aqui como branca nórdica) sair de seu assento no ônibus após um rapaz dois tons acima sentar ao seu lado. Não, ela não ia descer no próximo ponto, ela na verdade sentiu medo. Não é meio louco achar que via de regra um preto lhe assaltará?

Mas ai eu vou e volto, coisa de gente preta. Onde vemos um médico retinto atender a aristocracia dessa cidade provinciana? Qual advogado é visto ganhando causa de burguês maluco que esqueceu da realidade? Quem de vocês viu uma madame preta passear pelas alamedas e belvederes da vida trajando roupa suíça e perfume zambiapunga? Qual de vocês percebe que ao seu lado, na hora do jantar, fenece ali uma pessoa preta e de marré-marré-marré (desculpem a infantilidade aparente)?

O fato é que não nos enxergamos pretos e não enxergamos nos outros a obviedade de uma história que nos misturou, e ainda que isso tenha ocorrido nos pintou de cores escuras, latentes e inegáveis. Se você nega ou tem medo, então corra!

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto cai como uma luva, nesse dia em que algumas pessoas refletem sobre "A conciência negra". Aí vem a questão, porque, não é um feriado nacional, já que o Brasil formado basicamente por negros e negras, cito também índios e índias, uma vez que os(as) mesmos(as) têm pele escura?

Anônimo disse...

É muito comum, as pessoas fazerem referência da a raça negra á cor preta, mas eu penso que a cor preta é apenas uma cor que em algumas situações, representa luto, em outras representa elegância, quando o mundo da moda diz que é sempre bom uma mulher ter um pretinho (vestido) básico, para usa-lo em ocasiões especiais, combinados com alguns acessorios, a mulher estará sempre "bem vestida"; em outras situações essa cor representa algo sombrio...
E a raça é a negra.
Conclusão: Preto é cor. Negro e negra é a raça de um povo que resiste á discriminação, ao preconceito, e que acima de todas essas questões somos criaturas enviada pela força superior que criou o CÉU e a TERRA. Amém.

Powered By Blogger