Alfinete nos olhos! Observar pra quê?

Alfinete nos olhos! Observar pra quê?
A intuição me parece mais lúcida que o raciocínio parco dessa gente Reality... Para outros, é necessário criticizar e aqui é o lugar!

Blog do Abuh

Destinado a refletir, a liberar os sentimentos críticos, falar sobre a vida e intercambiar pensamentos. Jardim repleto de flores e frutos, comestíveis e outros, indigeríveis. Depende do seu gosto, ou desgosto!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Quando os placebos são a nossa única chance de cura.



Sabes o que é placebo? É um tratamento inerte, que pode ser na forma de um fármaco, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está sendo tratado, ou seja, parece remédio mas na verdade, não o é.

Esse efeito imaginativo-curativo onde na verdade, não há nada de concreto (apenas farinha ou quiça, soda cáustica) que ali tenha a cura, acontece em muitas de nossas situações cotidianas, onde o surreal parece ser absolutamente real. Vou te dar alguns exemplos: o seu salário, que é maravilhoso (um leve pigarro) e chega no fim do mês não dá, e só esticando, mas você ainda consegue ir ao bar e encher a cara. Aquela falta de apetite, pra consolar a falta de condições de aumentar o volume de alimentos e mesmo sem comer, você engorda a cada dia mais, quase desesperadoramente. E ainda, aquela vizinha que de tão amiga, sempre lhe ajuda, mas por mais que se queira, ela acaba levando mais vantagem que ajudando a sua pessoअ cura.

Esses efeitos placebos são comuns e pouco aliciadores de sua paz espiritual। Agora imagine você votar em uma certa criatura e depois ela sumir, dizendo em Tv’s, rádios, jornais e sites de internet que fez isso e mais aquilo. Mero placebo. Aquilo em nada muda a sua vida, nem a de seus vizinhos, tudo está na mesma, desconcertantemente igual. Mas ainda assim acreditas no milagre de que no futuro, essas “obras” emergirão e trarão senão a revolução, talvez uma mudança significativa. E ai, três anos se passam e o desaparecido aparece, já se anuncia a próxima eleição. Ai, o efeito deixa de ser placebo e você já pode (e deve) vestir uma camisa “maneira”, colar adesivos e até, receber um vale gás... Ah, mas você não percebeu, o medicamento é o mesmo. Ruim e indissolúvel. O futuro vai chegar e passar por você, e aqueles comprimidos, tão verbais ouvidos por ai, na verdade são farinha e soda cáustica, que ingeres de quatro em quatro horas, você jura que está resolvendo mas na verdade, é mera ilusão!!! Conselho: mude o remédio, ele deve sempre ser eficaz!





E mesmo que o “farmacêutico” jure ser muito bom o remédio indicado, sempre procure uma segunda opinião!

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal, aprendi o que significa placebo.

Parabens pela sagacidade.

Powered By Blogger