Alfinete nos olhos! Observar pra quê?

Alfinete nos olhos! Observar pra quê?
A intuição me parece mais lúcida que o raciocínio parco dessa gente Reality... Para outros, é necessário criticizar e aqui é o lugar!

Blog do Abuh

Destinado a refletir, a liberar os sentimentos críticos, falar sobre a vida e intercambiar pensamentos. Jardim repleto de flores e frutos, comestíveis e outros, indigeríveis. Depende do seu gosto, ou desgosto!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O engodo de um algoz.



Feriadão, feriadíssimo, feriadérrimo! Hora de descansar e se cansar ainda mais, esse momento é propício pra proclamar. Ué, mas é feriado de que? Certamente algo importante pra o Brasil, mas a mim, em nada importa. O que me importa fatos passados, eu quero mesmo é ir a praia e tomar todas. Esse feriado é de que mesmo?

Nesses nossos tempos de mentes rasas e despreocupação com o contexto e preocupação deveras com o pretexto, essas horas são pra subsumir, pra se aniquilar como ator social e passar a ser ator do ócio e da mutilação alienada. Hoje, é data de aniversário de Durkheim, que dentre tantos outros legados importantes, mostrou a existência de uma “Consciência Coletiva”. Ele partiu do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.

E por mais que o aniversário de sua morte não deva e nem seja o motivo desse feriado, esse legado cabe como luvas de amianto nesse momento nada rico de debates e reflexões। E claro que numa mesa de bar, calorosa como ventre materno, o bom mesmo é falar bobagens. Mas isso me lembra o sentido da euforia, onde se fica ensandecido, feliz à vera, mas não se sabe o porquê! Por favor, aproveitem a data de Proclamção da República e socialize-se, seja numa mesa de bar ou no âmbito privado do banheiro, é necessário ter sentido nas coisas, ao menos que Durkheim tenha dito alguma bobagem e na verdade, realmente ainda sejamos seres selvagens.




Em tempo: Marechal Deodoro não deve estar ao lado de Durkheim nesse momento। Naquela época, intelectuais e militares não eram miscíveis. Bobagem, mero embate entre brutalidade e inteligência.

Um comentário:

Simone Barros disse...

Realmente, nós brasileiros e brasileiras não sabemos o que estamos comemoramos. Sabemos apenas que é um feriadão, isso apenas para os funcionários públicos.
Atualmente estou lecionado no ensino fundamental, especificamante na primeira série e tive dificuldades para abordar sobre os feriados da problamação da República, bem como a Independencia do Brasil, comemoramos o que???
Que problamação?
Que Independencia?
Não quero perpetuar essa farsa, mas a ESCOLA ainda insiste...em formar cidadãs e cidadãs para servir à Pátria.
Davi, voce é muito bom, em suas colocações.

Powered By Blogger